Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Medições e Parâmetros para você cuidar de seu Reef

Olá amigos,

Otem realizei as medições da semana no Reef novo, e para minha suspresa os mesmos estavam todos bons, exceto a salinidade que estava alta...

Calcio: 410 ppm
KH: 12,4
Nitrito: 0 ppm
Nitrato: 0 ppm
PH: 8,3
Magnésio: 1250
Amônia: 0 ppm
Fosfato: 0,03 ppm
Temperatura: 25,7
Salinidade: 1,029 ppm (Alta)

Para resolver o problema coloquei mais água de RO no sump de modo a baixar a salinidade, porém acho que o PH irá aumentar!

Segue abaixo alguns parâmentros para serem seguidos...



Testes básicos que devemos fazer para monitorar nosso aquário

Densidade: a densidade mede o quanto a água está "salgada" ou "doce". A densidade ideal para peixes marinhos é 1.021 e corais e invertebrados 1.023. Normalmente indicamos uma média de 1.022 para a maioria dos aquários. Quando a densidade está abaixo destes parametros significa que o seu aquário está mais "doce" do que deveria estar. Portanto você deve aumentar devagar sua densidade colocando mais sal. Quando a densidade está mais alta que 1.023 significa que a sua água está muito salgada e você deve introduzir mais água doce. Normalmente isto acontece quando esquecemos de repor água doce que evaporou do nosso aquário. Aconselhamos conferir a densidade uma vez por semana. Importante: sempre reponha a água doce evaporada ou para acertar a densidade alta com água deionizada ou de reverse osmose.

Teste de Nitrito: o nitrito é um dos primeiros testes do nosso aquário. Ele é um indicativo sobre a estabilidade do nosso aquário. Quando o nosso teste acusa nitrito significa que a biologia do aquário está instável e a água altamente tóxica para os seres vivos. Após a montagem do nosso aquário os testes acusam nitrito normalmente nas primeiras semanas e os valores começam a abaixar indicando o aumento da biologia e a estabilidade. Não é necessário fazer teste de nitrito toda semana, somente quando montamos o nosso aquário e ou quando morre algum peixe. Importante: todo nitrito se transforma em nitrato. O nitrato somente é retirado do aquário por trocas parciais, jaubert e removedores.

Teste de pH: o pH num aquário marinho é muito importante para o sucesso da manutenção do peixes e corais. O pH ideal é entre 8.2-8.3 e este teste deve ser feito semanal. Importante: o pH do nosso aquário de corais varia durante o dia e pode dar leituras diferentes pela manhã e ao anoitecer. Portanto não se preocupe se o seu pH antes de acender a luz pela manhã acusar mais baixo que 8.0.
Caso o seu pH fique baixo mesmo durante o dia qual pode ser o problema? Provavelmente devido a sua reserva alcalina estar baixa. Isto pode ser devido: circulação baixa, skimmer mal dimensionado, pouco substrato tamponador, falta de adição de buffer, excesso de matéria orgânica devido à excesso de alimentação e outras...
Como melhorar o meu PH? Levantando a sua reserva alcalina ou alcalinidade do aquário!

Teste de Reserva alcalina ou alcalinidade: para traduzir numa linguagem mais popular, podemos dizer que a sua reserva alcalina ou alcalinidade do aquário é a capacidade do aquário de segurar o pH num patamar estável, ou seja quando a alcalinidade do nosso aquário está baixa significa que o nosso aquário está com "baixa capacidade de segurar o pH em 8.3". Isto não é bom porque muitos peixes e a maioria dos corais não suporta alcalinidade baixa e ela deve ser corrigida com tamponadores de pH.

Teste de Nitrato: o grande problema na vida dos nosso corais, é considerado o "lixo" do aquário, mas não é muito tóxico para os peixes (mas é prejudicial a longo prazo). O nitrato como resultado final das fases da biologia do nosso aquário pode ser reduzido pelas trocas parciais de água salgada e pela ação das bactérias do sitema Jaubert. O teste de nitrato deve ser feito toda semana. O ideal é não ter nitrato no aquário, mas isto é muito difícil. Leituras de 10-15 ppm são consideradas normais e não deve ser tratado como desastre, somente faça trocas parciais mensais (normalmente 20%) e verifique se o cascalho está com altura de 10-12 cm para o bom desempenho das bactérias anaeróbicas denitrificantes do sistema Jaubert.

Temperatura: a temperatura do aquário marinho hoje é motivo de muita discussão entre os aquaristas. Muitos lojistas ainda insistem que o cliente que não tiver condições de ter um resfriador não deve pensar em montar um aquário de corais. Este mito foi por água baixo principalmente para os clientes da Ecoanimal quando foi montado um dos primeiros nano-reefs (38 litros) do Brasil em maio de 1998, em pleno balcão de vendas da loja. Com uma temperatura na casa dos 30ºC em pleno verão ele manteve em boas condições de saúde corais como bubble, yellow polyps, zoanthus, xenias e principalmente mushrooms. Importante: a temperatura de um aquário de corais não é fator crucial quando estamos com outros parâmetros de água em ordem como pH, nitrato e alcalinidade. Se o seu aquário não tem estas outras condições em ordem a temperatura apartir daí se torna um GRANDE problema para todos os peixes e corais de um aquário sem resfriador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário